Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

24 outubro, 2011

Toda a cidade se destina à noite e eu amo-te

 
Há dias assim, em que vivemos em função do nosso amor. Adormecemos a pensar na pessoa que amamos, revivemos momentos, sorrimos às doces recordações; no dia seguinte levantamo-nos a pensar no nosso amor, vestimo-nos, perfumamo-nos, preparamo-nos para seduzir, tudo pelo nosso amor. Vamos no caminho a antecipar o momento em que nos encontraremos e todo o tempo é apenas um longo compasso de espera até que conseguimos estar com o nosso amor. Então ficamos felizes por nos revermos e fazemos planos para prolongarmos o tempo juntos, imaginamos cenários em que vamos conseguir estar juntos, eu imagino-nos a passear num jardim, tu imaginas coisas mais prosaicas, e sorrimos e imaginamos, fazendo durar os doces momentos em que podemos estar perto um do outro, aspirar o cheirinho morno que se desprende dos corpos. Sonhamos com a noite que vamos ter só para nós dois, a noite fantástica dos nossos sonhos.

E a noite nunca mais chega. 

(Vou ser realista: a nossa noite, meu terno e saudoso amor, nunca chegou, foi-nos roubada. Mas sempre existirá, sonhada, no mais fundo do meu coração)



[A seguir, desça comigo até aos claustros que esta semana erigi para os meus queridos amigos do Ginjal e Lisboa. Esta é a semana de todos os recolhimentos]

Gruas num cais em Lisboa

                           Gruas no cais descarregam mercadorias e eu amo-te.
                           Homens isolados caminham nas avenidas e eu amo-te.
                           Silêncios eléctricos faíscam dentro das máquinas e eu amo-te.
                           Destruição contra o caos, destruição contra o caos e eu amo-te.
                           Reflexos de corpos desfiguram-se nas montras e eu amo-te.
                           Envelhecem anos no esquecimento dos armazéns e eu amo-te.
                           Toda a cidade se destina à noite e eu amo-te.


                          (Poema de José Luís Peixoto in Gaveta de Papéis)
  

Sem comentários:

Enviar um comentário