Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

06 novembro, 2011

MÚSICA NO GINJAL - Orquestra de câmara



GRIEG - SUITE HOLBERG (Fra Holbergs tid) PRELUDE




Chamber Orchestra 'Orpheus'


Esta orquestra é constituída por músicos que tocam instrumentos de arco, de braço não trasteado e com quatro cordas afinadas em intervalos de quinta - é a 'família dos violinos'. Aparece ainda o contrabaixo, também um instrumento de arco mas que não é da mesma família, pois tanto a sua forma como a afinação, em intervalos de quarta, são diferentes.
A origem remota destes instrumentos terá sido as vielles e rebecs usadas pelos músicos medievais para acompanhar cantos e danças; já no séc XV, surge a lira da braccio, com número variável de cordas (geralmente sete) e finalmente, já em fins do século XVI, aparecem então os primeiros violinos.

O agrupamento Orpheus tem desenvolvido um intenso trabalho de divulgação, tanto da clássica música de câmara, como de peças de autores contemporâneos. Aparece aqui dirigida por Ivan Marcovic mas é sua peculiar característica atribuir a direcção a um músico diferente de cada vez, de modo a encorajar a reflexão sobre o tradicional papel/posição do conjunto de músicos perante a música e sobre o modo como esta é geralmente entendida pelo público.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário