PETERIS VASKS - GRAMATA CELLAM
Sol Gabetta
Uma das mais antigas referências ao emprego do violoncelo como instrumento de orquestra, é uma coleção de sonatas italianas anónimas do séc XVII; porém, é com os Concertos Espirituais, de Luigi Boccherini, que o instrumento passa a ser reconhecido como instrumento solista, deixando definitivamente, a partir do séc XVIII, de ser visto como um mero componente indiferenciado do naipe de cordas.
Sol Gabetta nasceu na Argentina. Começou por estudar canto e piano em Cordoba mas veio depois a dedicar-se ao estudo do violoncelo, em Buenos Aires e em Berlin. Ensina actualmente em Basel e desde 2005, organiza em Olsberg o seu próprio festival de música de câmara - o Solsberg. A peça que aqui se ouve foi tocada há poucos dias em Lisboa, num encore que obteve um enorme aplauso do público da Fundação Gulbenkian.
Sol Gabetta nasceu na Argentina. Começou por estudar canto e piano em Cordoba mas veio depois a dedicar-se ao estudo do violoncelo, em Buenos Aires e em Berlin. Ensina actualmente em Basel e desde 2005, organiza em Olsberg o seu próprio festival de música de câmara - o Solsberg. A peça que aqui se ouve foi tocada há poucos dias em Lisboa, num encore que obteve um enorme aplauso do público da Fundação Gulbenkian.
Sem comentários:
Enviar um comentário