Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

01 novembro, 2011

MÚSICA NO GINJAL - La Favorita

 

FIA VERO? LASCIARTI!  (DUETTO)



La Favorita - Gaetano Donizetti 


Ópera em 4 actos estreada em Paris na versão original, com libretto de um colectivo de 3 autores e depois transcrita para italiano e estreada em Pádua, em 1842. A trama é baseada num romance de Baculard Arnaut e tendo por pano de fundo as dissensões entre o trono a igreja, expõe as vicissitudes de um triângulo de alcova, constituído por Alfonso XI de Castilla, a sua favorita, Leonora de Guzmán e Ferdinando, um noviço do mosteiro e seu amante secreto, nos braços do qual acaba por morrer.

Roberto Alagna e Kate Aldrich, nos papeis de Ferdinando e Leonora, cantam este dueto de confirmações no final do 1º acto

    FERDINANDO 
    Giammai!                          (jamais!)
    Fia vero? Lasciarti!           (é verdade? deixar-te!)
    E tu il chiede a me?          (e tu pedes-me isso?)     
    Mia vita é l'amarti,            (a minha vida é amar-te)
    spirare per te                   (respirar por ti)
    (...)                                   (...)
   
    LEONORA
    Deh vanne! Deh, parti!     (ah vai! ah, parte!)
    Deh, fuggi da me!             (ah, foge de mim!)
    M'è gioia l'amarti               (é para mim um prazer amar-te)
    delitto e per te                  (em pecado e para ti)
    Ah, freddo il cor mio          (ah, frio o meu coração)
    per morte sarà                  (pela morte ficará)
    (...)                                    (...)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário