Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

25 outubro, 2011

MÚSICAS NO GINJAL - Cantigas de Sta. Maria



CANTIGAS DE STA. MARIA


Por que

Afonso X, o Sábio, foi avô de D. Dinis de Portugal o qual foi também, por sua vez, um 'rei sábio' e poeta, além de ter sido ele que estabeleceu as primeiras normas de definição de um Estado moderno no território -Reino de Portugal- que vinha a ser demarcado pela conquista, desde o séc XII. De ambos são conhecidas algumas 'cantigas', uma forma de música de jogral e de trovador cujas variações dependiam do tipo ou do teor da narrativa. Não é clara a dimensão da autoria de Afonso X em Cantigas de Sta Maria; por outro lado, está bem identificada a autoria das sete cantigas de D Dinis - Poys que vos Deus, amigo, quer guisar; A tal estado me adusse, senhor; O que vos nunca cuidei a dizer; Que mui grão prazer que eu hei, senhor; Senhor fremosa, no posso eu osmar; Não sei como me salva a minha senhor; Quis bem amigos, e quero e querrei - que foram encontradas no Pergaminho Sharrer, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário