Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

06 junho, 2013

Tive um sonho precioso que me fez muito ditoso! - a palavra aos Leitores do Ginjal


(No post abaixo tenho um poema cheio de amor e desejo do galante Camões e, com vossa licença, a respectiva contradança. Mas, entretanto, recebi um delicioso comentário de uma Leitora e resolvi publicá-lo sob a forma de um post autónomo.

É a minha forma de agradecer a gentileza, Pôr do Sol!)


Ainda bem que aqui o clima é outro.

Porque também é uma amante do Tejo e da nossa Lisboa, trago-lhe um presente que encontrei entre as páginas de um velho livro por onde me passeei hoje.

É um sonho, simples e cândido de que não sei autor mas de que gostei de recordar.


Três amigos contemplam Lisboa, a Bela, e um valente veleiro


Tive um sonho precioso
que me fez muito ditoso!
Sonhei que a nossa Lisboa
em doce se transformava

Ah! Mas que coisa tão boa!
Oh! Mas que coisa tão rara!

Os prédios eram de açúcar
açúcar cristalizado
e cada pedra da rua
era um grande rebuçado!

A estátua de D.José
era de açúcar pilé!
O Tejo que nunca treme
era todo leite creme!

As nuvens eram farófias
que cresciam em castelo...
e os candeeiros da rua 
eram grandes caramelos!

(e como todo o sonho acaba...)

Mas tudo foi sonho vão,
uma fantasia inglória!
e quando estendi a mão...
agarrei a palmatória!



Afinal era um sonho... afinal estava sozinha e não havia nenhum veleiro
(mas Lisboa lá estava, sempre presente, sempre bela)



Espero que goste, tem uma simplicidade comovente, que nos ajuda a esquecer este mundo complicado.

Um abraço e uma boa quinta feira.

***

Gostei mesmo!
Um grande abraço e uma boa quinta feira para si também, Sol Nascente! 
E para todos os outros meus queridos Leitores também, é claro!

1 comentário: