Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

28 janeiro, 2013

Glenn Gould interpreta Johann Sebastian Bach - Partita no.6 in E minor, BWV830. I. Toccata II. Allemande


4 comentários:

  1. Há agora um pianista francês, chamado David Fray, que apresenta bastantes semelhanças com Glenn Gold. Quando vi pela primeira vez um vídeo de Fray, pensei que ele estivesse a macaquear os tiques do Glenn Gold. Pesquisando um pouco mais, cheguei à conclusão de que, afinal, o David Fray é mesmo assim, sempre tocou fazendo tiques e caretas, tal como o Glenn Gold era mesmo assim. Veja-se, por exemplo, este vídeo, em que David Fray dirige a orquestra ao mesmo tempo que toca: http://youtu.be/XPN8wRkk94I.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto... Não conhecia. E a o termo é esse, macaquear, para o que parece que ele está a fazer. Todo desconjuntado, a fazer aqueles trejeitos meio alucinados... Mas toca que é uma maravilha. E se é mesmo dele tocar assim, pois que seja. Vou conhecer melhor e, se me agradar como é provável que agrade, inclui-lo-ei aqui numa das próximas semanas que estou a dedicar aos grandes intérpretes.

      Muito obrigada. Com isto dos blogues aprendo imenso, quer pelas coisas que descubro quer, também, pelo que os Leitores tão generosamente me dão a conhecer.

      Eliminar
    2. Peço desculpa mas, talvez devido ao adiantado da hora, escrevi Glenn Gold sem u, em vez de Glenn Gould com u. Vendo bem, não cometi nenhum erro, pois o apelido original de Glenn Gould era de facto Gold sem u. No tempo da 2ª guerra mundial e face ao aumento do antissemitismo no seu Canadá natal, ele passou a assinar Gould com u, para não ser tomado por judeu, que não era, e discriminado por isso. Pelos vistos, o apelido Gold sem u pode ser considerado um apelido judaico.

      Eliminar
    3. Não sabia nada do que me conta. E pensava que ele era mesmo Gould mas curiosamente quando li o que escreveu não reparei, e eu costumo ter 'olho' para erros (....se calhar, excepto para os meus). Mas, quando vejo uma mancha de texto, a minha vista é atraída para as palavras onde falta uma letra ou está a mais ou trocada. Aqui, no seu texto, li e pareceu-me tudo bem.

      Muito obrigada por tudo.

      Eliminar