Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

05 junho, 2012

Mozart - Vitellia Carol Neblett e Tatiana Troyanos interpretam 'Ah, perdona al primo affetto' da Ópera 'La Clemenza di Tito'


2 comentários:

  1. Belíssima interpretação e excelente cenário!
    A que possuo em casa tem as interpretações de Cecília Bartoli, Della Jones, entre outros. Curiosamente, esta ópera de Mozart (apresentada pela 1º vez em 1734), considerada como uma das melhores e mais populares à época, veio, alguns anos depois - 1830, a cair gradualmente em declínio por parte do público e a ser alvo de comentários pouco simpáticos por parte dos críticos. A partir dos anos 70 do Século passado,todavia, observar-se-á uma “recuperação” do interesse do público de então e veio mesmo a impor-se como um excelente legado do Grande Compositor.
    O que me fascinou nesta sua obra foi Mozart ter registado e aproveitado as qualidades de Tito (que foram relevantes, quer no plano de carácter, quer como Imperador, ainda que por pouco mais de 2 anos – tendo sido sucedido por Domiciano, seu irmão mais novo e cuja reputação não foi a mesma, ao ponto de ter sido assassinado anos mais tarde – quer ainda antes como militar/general). Tito, filho de excelente Imperador Vespassiano, foi também o general responsável pela destruição de Jerusalém e de quase tioda a Judeia, em 70 depois de Cristo. Daquelas terras trouxe com ele a princesa judia Berenice (que teve de repudiar), cujo relacionamento veio também a ser objecto de uma outra ópera.
    Houve quem tentasse fazer um paralelo (de qualidades) de Tito com o (Habsburg) Imperador Leopoldo (que veio a falecer igualmente um par de anos depois de ter subido ao trono, mas que conste Mozart sempre negou isso.
    Gostei de ver e ouvir!
    Abraço cordial!
    P.Rufino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro P.Rufino,

      Muito obrigada em duplicado: não apenas porque eu desconhecia esta obra mas também por esta sua breve resenha que enriquece a compreensão e o apreço pela obra, abrindo certamente o apetite para a ir conhecer na totalidade.

      A mim, pelo menos, dá-me essa vontade, assim como me dá vontade de ir conhecer algo mais dos personagens envolvidos no 'enredo'.

      (Farto-me de aprender coisas com este 'exercício' não apenas com as pesquisas que faço enquanto 'alimento' os blogues como, também, com as informações preciosas que me chegam dos meus Leitores, nomeadamente, da sua parte).

      Muito obrigada uma vez mais e tenha um belo feriado.

      Retribuo o a abraço cordial.

      Eliminar