Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

10 outubro, 2011

Todo o poema é sobre aquele que sobre ele escreve

 
Estou a falar do poema ou estou a falar de mim?

Falo do azul de que me rodeio, falo das asas que voam sobre os grandes espaços, ou estou a falar de mim?

Falo do calor que me afaga, falo do céu que me envolve, dos veleiros que levam o meu pensamento e estou, sim, a falar de mim, estou mesmo.

Falo da paixão do poema, do teu olhar que me abraça em amor, falo das palavras do poema e falo das tuas palavras, falo da alegria do poema e falo do sorriso com que me olhas. Palavras. Eu e palavras.

Onde é que as palavras se desprendem de mim? Ou nunca se desprendem? Estão aqui a passar para o écran mas ainda as tenho presas a mim, posso recolhê-las, posso dispô-las de outra forma.

Sou eu que aqui estou.  Sempre.



[Vamos ouvir a Ana Luísa Amaral que o diz melhor, ah muito melhor, que eu e depois, faça-me companhia, está bem? Vamos lá abaixo, hoje na Música no Ginjal it's Summertime, my friend]

No Ginjal, junto ao Tejo, Lisboa do outro lado

                     Mesmo que fale de sol e de montanhas,
                     mesmo que cante os ínfimos espaços
                     ou as grandes verdades,
                     todo o poema
                     é sobre aquele
                     que sobre ele escreve

                     Quando os traços de si
                     parecem excluir-se das palavras,
                     mesmo assim é a si que se descreve
                     ao escrever-se no texto
                     que é excisão de si

                     Todo o poema
                     é um estado de paixão
                     cortejando o reflexo
                     daquele que o criou

                     Todo o poema
                     é sobre aquele
                     que sobre ele escreve
                     e assim se ama de forma desmedida,
                     à medida do verso onde a si se contempla
                     e em vertigem
                     se afoga


                    ('Psicanálise da escrita' de Ana Luísa Amaral in Vozes)

Sem comentários:

Enviar um comentário