Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

20 outubro, 2011

Deixa o sol entrar pela janela do amor enclausurado

  
Estava tanto sol, lembras-te? O sol brilhava sobre mim e tu sorrias-me. Outra vez eu estava junto a ti e tu olhavas-me, quieto, sorrindo. 'O que é?', perguntei-te e tu disseste que a luz da janela incidia em mim e que era uma luz que me rodeava e eu sorri, porque, naquele momento, senti que uma luz qualquer me iluminava mas talvez fosse apenas o teu sorriso que me iluminava.

Outra vez estavamos juntos, ao lado um do outro, o rio lá em baixo, ao fundo, e o sol sobre nós, e eu sentia que o sol nos abençoava e tu sorrias, amorosos, apaixonado e eu sorria, feliz, quieta. Bastava-me o sol e o teu sorriso ambos pousados sobre mim para me sentir invadida por uma paz imensa, uma infinita confiança, um amor tranquilo.

Lembras-te? Lembras-te do sol e do nosso amor?

Sorri uma vez mais, sorri para mim, sorri, meu terno amor. E lembra-te do que fazíamos quando deixavamos o sol do lado de fora e trazíamos o amor para dentro de portas. 

À beira Tejo, no Cais do Sodré


Deixa
o sol
entrar
pela janela
do amor
enclausurado

Deixa
o amor
e o sol
verem-se
muitas vezes

Deixa-
-os
virem-
-se
à sua livre
vontade


(Poema de Rui Caeiro in 'O quarto azul e outros poemas')

2 comentários:

  1. Olá, Jeito Manso

    Gosto deste poema. A sua interpretação cria uma linda história à sua volta dele. Complementam-se naturalmente. A foto é linda e vai bem com a paisagem e as palavras.

    Bjo

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Olinda,

    Muito obrigada. Tenho esta disciplina que consiste em escolher um poema, depois escolher uma fotografia minha que minimamente se encaixe (e que esteja sempre relacionada com o Ginjal, com o Tejo, com Lisboa) e, a seguir, deixar que o espírito do poema me inspire a escrever um pequeno texto que, de alguma forma, reflicta o espírito do poema.

    Todos os dias (excepto à 6ª ou sábado), sento-me aqui, abro um livro de poesia ao acaso e, sem pensar, deixar que a intuição e imaginação me guie.

    É um exercício que adoro fazer.

    Fico contente por saber que isso é apreciado.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar