Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

03 dezembro, 2013

E desfolhava ao dançar o corpo, que lhe tremia num ritmo que ele sabia que os deuses devem usar.


Tenho as mãos cheias de frutos proibidos e desses frutos faço oferendas ao rio pedindo que me traga um deus que me desafie, que lave a minha serenidade, que a leve, que me inquiete, que me levante no ar.

Desfolho-me e desenlaço-me e nua ofereço o meu corpo aos sonhos e danço doces melodias e canto palavras bravas, e peço graças e noites e fontes de onde escorra a mais interdita poesia.

Todos os dias, todas as noites peço, traz-me, traz-me um green god, que me faça tremer, que me faça gemer, que me faça querer. Voar.


Numa das pequenas praias do Ginjal



Green God dito pelo próprio Eugénio de Andrade


                                     Trazia consigo a graça
                                     das fontes quando anoitece.
                                     Era um corpo como um rio
                                     em sereno desafio
                                     com as margens quando desce.
.
                                     Andava como quem passa
                                     sem ter tempo de parar.
                                     Ervas nasciam dos passos,
                                     cresciam troncos dos braços
                                     quando os erguia no ar.
.
                                     Sorria como quem dança.
                                     E desfolhava ao dançar
                                     o corpo, que lhe tremia
                                     num ritmo que ele sabia
                                     que os deuses devem usar.
.
                                     E seguia o seu caminho,
                                     porque era um deus que passava.
                                     Alheio a tudo o que via,
                                     enleado na melodia
                                     duma flauta que tocava. 

                                               ['Green God' de Eugénio de Andrade in 'As mãos e os frutos'] 


4 comentários:

  1. Um poema belíssimo.
    Seja um "Green God" em vez de um "Red Devil"...
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa somos verdes... excepto os meus filhos. Quando ainda eram bebés e ainda não falavam (e o meu cunhado ainda um adolescente insubordinado) ensinou-os a dizer Benfica (que eles deviam balbuciar kika ou coisa que o valha) quando ele lhes perguntava: quem é o glorioso?

      É que numa família inteiramente sportinguista esse meu cunhado tinha saído benfiquista.

      E, por isso, os meus filhos ficaram também benfiquistas: tinha mais graça alinharem com o tio adolescente e fora da corrente do que com o pai e outros caretas.

      Agora, ela não liga patavina e, como casou com um sportinguista, já está tipo bandeira de Portugal. Mas o meu filho ficou mesmo tarado pelo Benfica.

      Mas, enfim, uma são convivência... E de qualquer forma antes isso que um 'dragãoe'.

      Eliminar
  2. Os seus filhos têm bom gosto (as minhas também) e espero que a filha resista.

    (pf não me fale em "dragons" porque fico com uma alergia maior do que a de um tal Duarte...:)))

    ResponderEliminar
  3. Faz-me rir jrd...!

    Eu aqui a ganhar balanço para ver como resolvo a questão do Duarte e vem o meu Caro desestabilizar-me dessa maneira...!

    Acha que é jogo? Eu acho que não... Mas porque é que o pobre do homem lhe causa alergias...?

    ResponderEliminar