Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

06 novembro, 2013

Tirando na pressa o que ainda é vestido na entrega da posse


Por estas escadas subo às vezes. Confessar outra vez para quê? A buganvília pende em cachos rosa vivo e é como um chamamento. Se me obrigarem a confessar, dir-vos-ei que é em busca da companhia da flor que eu vou. Cachos floridos e perfumados, tanto que eu gosto de tê-los nas minhas mãos. Fecho-as em concha e deixo que o cacho me encha a mão. Pego-o com delicadeza, não vá magoar-se.

Onde é que eu ia?

Ah, já sei. As escadas.

Subo-as e, enquanto as subo, já vou mentalmente retirando o vestido, revendo a cama no chão, as estrelas no céu. 

Ali chegando, procuro a sombra mais espessa, recolho-me num recanto, nua, disponível, expectante.

Depois começo a ouvir respirar, uma respiração apressada. Tanta impaciência, penso. Sinto que ele me espreita, o descarado, sinto que ele avança sobre mim. 

Deixo-o vir (e sei que a partícula reflexa chegará não tarda). É por isso que subo aquelas escadas. Depois junto as mãos em concha. Um calor macio pousa como um suave pássaro e ali se aninha. O Unicónio nada diz. Pousa a cabeça no meu ombro e respira mais devagar.

Na sombra, há muito deixei de resistir.

Depois, quando desço de novo as escadas penso que deveria optar entre a buganvília e o Unicórnio. Afinal a concha das minhas mãos é só uma.



[Abaixo da escada com buganvílias, Maria Teresa Horta regressa em toda a sua pujança e, a seguir, Mayra Andrade aí está para nos embalar.]


Escada para fora de casa numa casa em ruínas no Ginjal


                                                 O Unicórnio espreita-a
                                                 a vê-la desvendar-se
                                                 tão depressa uma só

                                                 como sendo inúmeras

                                                 Tirando na pressa
                                                  o que ainda é vestido
                                                  na entrega da posse

                                                  coração corrompido

                                                  Sendo a floresta
                                                  o lugar do passado
                                                  refúgio do Unicórnio

                                                  que na sombra resiste


['Perdição, IV' de Maria Teresa Horta in 'A Dama e o Unicórnio']

Sem comentários:

Enviar um comentário