Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

24 junho, 2013

além dos lábios procurava gentileza


O homem que aqui passa no rio é um solitário. Tem um corpo bonito, tisnado, tem um rosto também bonito, e passa aqui, à minha frente, olhando a cidade, o rio, o horizonte. Quer perder-se no oceano, esquecer a boca que para ele se fechou pouco tempo antes.

Antes de embarcar procurou-me. Eu estava ao sol, no meio dos gatos e das gaivotas, aconchegada nas rochas molhadas, pensando em palavras, em sombras, em raízes, no fundo do mar.

Chegou apressado, espantou as gaivotas, afugentou os gatos, avançou para mim, braços fortes, peito quente, e agarrou-me. Os lábios sedentos, entreabertos, procuraram a minha boca. Não cuidou de antes tocar a minha alma, não cuidou de antes roçar minha a pele. Não. Avançou como um guerreiro sobre fortaleza já conquistada. 

Fechei os lábios. Pensei: não, assim não.

O homem tisnado, forte, apressado, deu um passo atrás e olhou-me, admirado. Porquê?, quis saber.

Não fui capaz de dizer nada. Calei-me.

Ele olhou-me com espanto e ainda desejo, essa tua boca de ameixa madura, deixa-me comê-la.

Mantive os lábios cerrados. Tantas coisas para dizer. Tanta vontade de me aninhar no colo, pedir para me levar no veleiro, deixar-me ir rente à água, as gaivotas talvez a voar junto a mim. Mas não disse, a ameixa madura sangrava de solidão.

E, por isso, sem um beijo, sem uma palavra, o homem tisnado fez-se à água, solitário, silencioso.




[Abaixo do homem que não comeu a gentil ameixa madura, mais um poema de Abel Neves e, logo a seguir, uma interpretação fantástica de Shostakovich pelo Simón Bolívar String Quartet, uma nova agradável surpresa]


Navegador num veleiro deslizando no Tejo, avistado do Ginjal, com Lisboa em fundo



                                                      azul forte e frio
                                                      procurou os lábios     sem pressa     eram dela
                                                      eram carne de ameixa
                                                      no exacto ponto em que está madura
                                                      corria o avesso da época das colheitas
                                                      não estou pronta     disse
                                                      além dos lábios procurava gentileza
                                                      uns passos mais no bairro feliz
                                                      abriu a janela      havia tanto para falar
                                                      e ela ali sem saber o que fazer     o que dizer



                                                      [Poema de Abel Neves in 'Quasi Stellar']

Sem comentários:

Enviar um comentário