Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

10 março, 2013

é então que vejo no halo mais antigo a árvore desolada


Uma renda que encobre o céu aqui onde a vejo, uma renda negra que desce como um gracioso véu sobre a tarde fria. Atrás há um rio agitado e escuro que vai à procura do grande oceano, e há navios que percorrem os longos caminhos de água e há cidades e há o longo horizonte e há, talvez, o nada. 

Mas, aqui onde estou, os pés quase molhados de tão molhada a terra está, é apenas uma bela árvore de braços nus que se debruça, graciosa bailarina, e eu não sei se os seus ramos procuram a terra, se o mar, se as sua raízes mergulham até onde as águas correm, longe, tão longe da luz, ou se se alongam até ao outro lado do mundo, até onde o sol tem outra hora e as pessoas usam outras palavras. Que sei eu, pois, desta bela árvore?

Em vão procuro o pássaro preto. Não, não anda por aqui. Estará num outro lugar que, por aqui, hoje, a desolação e o frio são agrestes. E nestes ramos nus desta árvore bailarina nenhuma ave, nem sequer uma ave inventada. Voa o meu olhar por ela, procurando o que ela procura, na esperança que ela encontre nos símbolos mais profundos da terra ou do mar o que eu não encontro nas palavras e nos olhares das outras pessoas.



[Que as palavras hoje me saíram assim, talvez embaladas pela árvore de Carlos de Oliveira, ouçamos então, a seguir, para nos animarmos, uma dança de fogo. É um novo grande intérprete que hoje aqui começa: no violoncelo, Mischa Maisky que hoje interpreta Manuel de Falla]



Grande navio a atravessar a barra no Tejo hoje ao fim do dia, no jardim do Ginjal



                                              é então que vejo
                                              no halo mais antigo
                                              a árvore desolada,
                                              os ramos em que poisam
                                              as aves
                                              doutros livros,
                                              e pressinto as raízes
                                              através da sílica
                                              onde a família dorme
                                              com os ossos dispostos
                                              nessa arquitectura
                                              duvidosa
                                              de símbolos


                                              ['Árvore, VII' de Carlos de Oliveira in 'Trabalho Poético']


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