Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

13 julho, 2012

A liberdade que dos deuses eu esperava quebrou-se


Andava por ali, junto ao rio, andava enchendo os pulmões de ar fresco e os olhos de azul. Pensava se poderia um dia partir: chegar-se ao outro lado, ao cais de embarque, subir a bordo, ir sem saber para onde. Achava que sim, que poderia, que bastaria querer.

Mas apenas olhava o rio e os grandes paquetes, e deixava-os partir. No entanto, sentia-se livre para o fazer e isso bastava-lhe. Sentia que, quando precisasse, os deuses o ajudariam a fazer-se ao grande mundo.

Então parava junto à roseira que crescia bravia junto ao rio, colhia rosas e levava-as para a sua deusa. voltava, pois, a casa.

Até que um dia se viu sozinho. E viu que as rosas que trouxera para casa nos dias anteriores tinham sido atiradas para o lixo. Jaziam sem pétalas, secas, prova infeliz da fragilidade do amor. Nesse dia percebeu que os deuses o tinham abandonado. E sentiu que nem partir conseguiria, para sempre ficaria exangue na beira do rio.


[Abaixo da imagem do homem que colhia flores, poderão ler um poema da grande Senhora dos Mares, Sophia. Logo abaixo um cântico e é a semana dedicada a Salieri quase a chegar ao fim]



Há semanas atrás, no Ginjal  apanhando rosas junto ao Tejo.
(Lisboa e a Ponte 25 de Abril logo ali)


                             A liberdade que dos deuses eu esperava
                             quebrou-se. As rosas que eu colhia,
                             transparentes no tempo luminoso,
                             morreram com o tempo que as abria.


                             [Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen in 'No tempo Dividido']

Sem comentários:

Enviar um comentário