Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

31 janeiro, 2012

Escolho sempre um nome que me soe amante

 
Como falar de ti? Impossível.

E não és um, és um de vários e a todos amo - amores distintos, mas amores intensos em qualquer dos casos. Estás ao meu lado, estás dentro de mim, saíste de mim, saíste de quem saíu de mim. Tens o nome do apóstolo, o nome de reis, o nome de todos os homens especiais na minha vida. 

Como é possível que tenham todos o mesmo nome? Mas assim é. Chegam-se a mim, partem de mim e o nome é sempre este. Joviais, lutadores, vencedores, apaziguadores, brilhantes, belos, bons, fortes e amigos, amantes, eternos amantes, há sempre um junto a mim. Desde há muito que há sempre mais que um no meu coração.

Junto ao oceano, junto ao rio, na montanha, na cidade, em dias de sol, em dias de névoa, em dias de tempestade ou quando o tempo renasce, nunca estou só e a minha companhia mais doce é sempre um ou mais que um de vós. 

Mas hoje é para um em particular que escrevo, hoje é a um em especial que desejo uma vida longa e feliz, uma vida inteira ao meu lado, for everMy love.



[Hoje temos prelúdios de Gershwin, ao piano, e é uma animação que o dia é de festa - desça um pouco mais, por favor.] 

No Ginjal, vendo o Tejo, Lisboa, um cacilheiro

                               
                                 Escolho sempre um nome que me soe amante
                                 retrato de homem nascido
                                 'em plena guerra', de esparsas relíquias
                                 incêndio e incendiador         dor e adaga dolorosa.

                                 Ora brilho com ele em marés vivas
                                 como a água na areia brilha assiduamente
                                 ora nos bebem os inimigos o sangue
                                 os pensamentos
                                 o desvão menos exposto do desejo.

                                 Mas ele brilha            João            em todo o corpo
                                 Fuma, o gladiador.
                                 Luta     amordaça     desfaz            refazemor

                                 Apocalipse segundo João.


                                ['Recanto 7' de Luís Neto Jorge in Poesia]

Sem comentários:

Enviar um comentário