Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

15 janeiro, 2012

Duas vezes o meu corpo esteve com o teu, outras mais do que podes pensar


E então percebo que passou mais de um ano. Tanto tempo sem ti, meu longínquo amor, meu amor sempre tão presente. Por aqui ando, sob este espesso manto de névoa, nada se vê, apenas vultos, apenas a imagem imaginada, o rio talvez esteja ali, as paredes gastas talvez se escondam aqui atrás de mim.

Do nada vem um grito, deve ser uma gaivota atravessando os ares, parece um grito de saudade, de mágoa, talvez mergulhe como louca, tentando afogar a tristeza.

Caminho no vazio, pensando naquelas duas tardes douradas em que um espelho reflectiu os nossos sorrisos, pensando em ti meu amor de doce sorriso, meu amado de olhos frementes de amor, meu amor de palavras ditas com uma ternura quente na voz. Foram só duas vezes que o meu corpo esteve com o teu? Talvez. Mas eu acho que foram muitas, muitas, porque o teu corpo ficou dentro de mim, os teus afagos continuam presos às minhas pernas, o teu olhar continua colado aos meus seios, o teu coração bate no meu peito. 

Não te procurei mais, nem quero mais ouvir a tua voz, nem voltar a ver o teu sorriso querido e espero que me compreendas. É que tudo seria tão pouco e eu quero guardar-te inteiro dentro de mim, feliz, sorridente, como te gravei sob a minha pele.

Meu amor. E assim, por aqui, sob mil véus de seda branca, continuo a caminhar e, na dobra do rio, vou sorrir, porque sei que assim gostavas de me ver, sorrindo, eu a tua menina sorrindo, cheia de luz, só tua, meu amor.



[Para acompanhar palavras de saudade, nada como a música vibrante de Vivaldi que hoje abre esta semana. Logo abaixo do poema evocativo de Helder Moura Pereira, encontrará o belíssimo Inverno]

No Ginjal, este sábado, sob um denso manto de névoa, homem olha o Tejo

                                Ainda existem as ruas onde por acaso
                          nos encontrávamos? Tantos dias correram
                          num ano, viam-me em dias de mais
                          desejo apressar os passos, olhar para
                          o relógio, pôr falhando os discos
                          nas capas. Parecia ter sido só
                          uma despedida de um dia para o outro, agora
                          se escrevo é porque és apenas uma imagem
                          da memória, pouco faltará para que
                          guarde de ti um risco, um embaraço.
                          E sempre chegarei a tactear o rosto,
                          fingir que me lembro de alguns sinais,
                          das poucas palavras necessárias para que
                          eu aceitasse, duas vezes o meu corpo
                         esteve com o teu, outras mais do que
                         podes pensar. Na volta de uma esquina
                         não reparo, tropeço, encontro, o último
                         sorriso começo a nascer.


["Ainda existem as ruas onde por acaso" de Helder Moura Pereira in '366 Poemas que falam de amor', antologia organizada por Vasco Graça Moura]

  

Sem comentários:

Enviar um comentário