Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

14 setembro, 2011

E eu escrevo-te toda no cometa que te envolve as ancas como um beijo


Custa-te dizer as palavras do carinho. Perdeste esse hábito e agora não sabes como recomeçar.

Mas esforças-te, eu vejo, e arrancas do peito palavras como 'a tua boca é um lugar luminoso, arterial'.

Vejo os teus olhos doces que me olham, sinto as tuas mãos cheias de ternura que me afagam e vejo como te esforças para me dizeres palavras de amor: 'a paixão é voraz'.

Eu sorrio-te e agradeço, vejo como te esforças. Tens nas mãos o coração que ainda sangra mas esforças-te, eu vejo.

E eu digo Obrigada, gosto de ouvir as tuas palavras. Fala mais.

E tu suspiras, quero sempre mais, eu sei, e tentas fazer-me a vontade, esforças-te ainda mais mas parece que já não consegues, encolhes os ombros e, para minha surpresa, dizes: agora já chega, agora 'sou um cometa e quero envolver-te as ancas com o meu beijo'.

E eu sorrio, encantada, conseguiste dizer uma frase grande, uma frase bonita e então 'como estrelas duplas consanguíneas, luzimos de um para o outro nas trevas'.

Fim de tarde à beira do Tejo, olhando Lisboa, a iluminada

                                        (...)
                                        Nenhuma
                                        estação é lenta quando te acrescentas na desordem, nenhum
                                        astro
                                        é tão feroz agarrando toda a cama. Os poros
                                        do teu vestido.
                                        As palavras que escrevo correndo
                                        entre a limalha. A tua boca como um buraco luminoso,
                                        arterial.
                                        E o grande lugar anatómico em que pulsas como um lençol lavrado.
                                        A paixão é voraz, o silêncio
                                        alimenta-se
                                        fixamente de mel envenenado. E eu escrevo-te
                                        toda
                                        no cometa que te envolve as ancas como um beijo.

                                        (...)

                                        (excerto de 'Ou o poema contínuo' de Herberto Helder)

Sem comentários:

Enviar um comentário