Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

15 maio, 2011

A meu favor tenho o teu olhar - do Poeta Manuel António Pina, prémio Camões

Com os meus parabéns tardios, aqui presto a minha homenagem ao escritor Manuel António Pina. O prémio Camões para este homem humilde, culto, despojado - uma justíssima atribuição. Obrigada pelas crónicas, pelos poemas, por palavras tão belas como as deste poema.

Que tenhamos sempre junto de nós alguém que afaste de nós o pecado da infelicidade.

No Ginjal, ao entardecer, casal passeia, conversando

A meu favor tenho o teu olhar
testemunhando por mim
perante juízes terríveis:
a morte, os amigos, os inimigos.

E aqueles que me assaltam
à noite na solidão do quarto
refugiam-se em fundos sítios dentro de mim
quando de manhã o teu olhar ilumina o quarto.

Protege-me com ele, com o teu olhar,
dos demónios da noite e das aflições do dia,
fala em voz alta, não deixes que adormeça,
afasta de mim o pecado da infelicidade.

(Completas de Manuel António Pina, in “Algo Parecido Com Isto, da Mesma Substância” )

Sem comentários:

Enviar um comentário