Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

12 abril, 2011

Partem tão tristes meus olhos, por vós, meu bem

Deveria talvez dizer que os meus olhos estão tristes, tão saudosos de ti, meu bem.

Deveria talvez dizer-te que por ti choram os meus olhos, tão ausentes andam dos teus, meu bem.

Mas não é essa a minha natureza.

A saudade para mim não é doença e não suporto a tristeza por muito tempo.

E quero que em mim penses sempre com alegria, não com tristeza.

Quer-me sempre bem, sabendo que a ti sempre te vou querer bem.

Meu bem.

Partindo de viagem em Cacilhas, a caminho de Lisboa pelo Tejo, sempre majestoso

Senhora, partem tão tristes
meus olhos, por vós, meu bem,
que nunca tão tristes viestes
outros nenhuns por ninguém.

Tão tristes, tão saudosos,
tão doentes da partida,
tão cansados, tão chorosos,
da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.

Partem tão tristes os tristes,
tão fora de esperar bem,
que nunca tão tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.


('Cantiga, partindo-se' de João Roiz de Castelo Branco (séc. XV))

Sem comentários:

Enviar um comentário