Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

27 março, 2011

Recorda esses olhos verdes e castanhos que foram um dias os teus olhos

Quando eu for velha e cansada (... quanto ao estar cheia de sono, não preciso esperar que seja velha), recordarei os meus olhos verdes e castanhos que olharam os teus olhos castanhos e verdes que me olhavam.

Recordarei os que me amaram, que amaram o meu corpo e a minha alma, que amaram o meu rosto sem mágoa apesar das mudanças que nele se operam.

E, então, murmurarei, aliviada, que o amor existe, vive entre nós, dentro de nós - apesar de às vezes esconder o rosto no meio da multidão que nos rodeia.

(Aprenda, Pierre le Fou, que o amor não mora ao lado tal como o pecado não deve viver sozinho)

Em Cacilhas, velha mulher, aparentemente frágil , numa paragem em que se anunciam prazeres a baixo custo

Quando estiveres velha e cansada e cheia de sono
e as sombras excederem as coisas em seus tamanhos,
recorda esses olhos verdes e castanhos
que foram um dia os teus olhos, e numa espécie de sonho

recorda como muitos amaram o teu corpo numa dança
e te amaram com amor falso ou verdadeiro
e amaram tua alma como um luzeiro
e a mágoa no teu rosto em mudança.

E no meio de luzes eléctricas como velas
murmura, um pouco aliviada, que o amor não existe
ou então vive num cume celeste
e escondeu o rosto numa multidão de estrelas.

(As sombras - baseado em "When you are old" de Yeats - de Pedro Mexia in Senhor Fantasma)

Sem comentários:

Enviar um comentário