Ginjal e Lisboa

Ginjal e Lisboa

13 outubro, 2010

Floresta do Ginjal, ex-Restaurante, actual Salão de Baile em Cacilhas


(Porta de entrada do Restaurante Floresta do Ginjal, Cacilhas)

Talvez uma ou duas vezes por ano vínhamos almoçar ao Floresta. Tinha um porteiro fardado na entrada, tinha uma escadaria e, lá em cima, no primeiro andar, numa sala ampla. Comíamos uma óptima caldeirada (tenho ideia de que precedida por ameijoas) e ficávamos numa mesa ao pé da janela a ver o Tejo, a ver Lisboa.

Guardo desse tempo, talvez por ser miúda, a ideia de alguma dimensão, quase imponência, talvez porque a porta me parecia uma porta de palácio - e que hoje vejo que é uma porta emoldurada por conchas.

Agora, como restaurante, está fechado, cabos de electricidade passados por fora, a bela porta de madeira assim como se vê, escrita, riscada. E, no entanto, nesta rua escura de casas abandonadas e degradadas, é uma porta que sobressai, mantém a dignidade, alguma altivez, a luz brilha nas conchas, dá-lhe este ar dourado.

No outro dia passei por lá à tarde e, para minha surpresa, havia pessoas de alguma idade na varanda, ouvia-se música de baile - às portas de Lisboa e parecia que estava bem longe, quer no espaço, quer no tempo.

Disseram-me que agora se fazem lá matinés dançantes, que se juntam lá viúvos desirmanados, casais reformados, gente à procura de uma alegria, de uma companhia. Então era isso!

Achei extraordinário e parece-me uma excelente reutilização daquele espaço que tem uma localização e uma vista ímpar.

Um dia destes hei-de lá ir. Deve ser bonito.
.

5 comentários:

  1. Alguém me sabe dizer se as matinés ainda se fazem neste espaço, quando e a que horas.... O numero de telefone não está atribuído e a junta de freguesia não me sabe dar informações nenhumas... Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Não sei responder-lhe mas tenho ideia que ao sábado à tarde há sempre festa mas é natural que não seja só ao sábado à tarde.

    Agora está em obras, a ser pintado. Por isso, talvez todo o espaço venha a remoçar-se e a estar sempre em festa. Tomara.

    ResponderEliminar
  3. Estou devastada. Há imenso tempo que ando para ir "matar saudades" doutrora e jantar umas ameijoas,para começo, a deslumbrar-me com a vista do Tejo e Lisboa " a seus pés"! Leio,agora, que acabou o meu saudoso sitio predilecto de infância, onde ia pela mão dos meus séniores,alguns já partiram,almoçar ou jantar, depois duma fantástica travessia no Cacilheiro. Tudo acaba é um facto, até o Floresta do Ginjal, um ex-"ex-libris" da outra margem. Tenho o coração apertado! :-(

    ResponderEliminar
  4. eu tanbem gostava de saber que dias são as matinés

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que são ao sábado à tarde. Paga-se bilhete à entrada mas não sei bem o valor, talvez uns 5 euros. Passei lá um sábado e pareceu-me que havia bailarico.

      Eliminar